CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO COMERCIAL E VENDAS

A Universidade Gregório Semedo tem vindo a oferecer desde 2005, uma Licenciatura em Gestão Comercial e Marketing com assinalável sucesso, tendo sido a primeira Universidade a licenciar em Angola os primeiros quadros superiores na área do Marketing.

OBJECTIVOS GERAIS DO CURSO

A Universidade Gregório Semedo oferece o presente Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Comercial e Vendas, com o objectivo de formar quadros técnicos que pretendam desenvolver uma actividade profissional diferenciada nas áreas da gestão comercial e das vendas.

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

O Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Comercial e Vendas permite obter competências para:

  • Gestão e promoção do uso de sistemas de informação de suporte à atividade comercial (CRM)
  • Prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação
  • Organização dos espaços de enquadramento comercial, potenciando a orientação e exposição adequada aos clientes
  • Alinhar e desenvolver pipeline comercial de acordo com objetivos e estratégicas comerciais definidas
  • Gerir os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e/ou serviços e promoções
  • Garantir o enquadramento legal com a sua atividade comercial
  • Gerir atividades de relação comercial com o cliente através da identificação de necessidades e de portfólio de produtos e serviços da empresa
  • Gerir e acompanhar o desenvolvimento adequado de processos de pós-venda dos seus clientes
  • Realizar análises de adequação dos produtos e serviços a clientes existentes e potenciais
  • Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e dimensão da força de vendas

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Comercial e Vendas transmitirá competências que permitirão exercer, entre outras, as seguintes funções profissionais:

  • Gestão de lojas e secções especializadas em supermercados e centros comerciais, nas diversos ramos de actividade.
  • Desenvolvimento e implementação da política comercial de uma empresa;
  • Planeamento e operacionalização do processo de recolha de informação necessária à prospeção e ao planeamento das atividades comerciais, de venda, entrega, pós-venda e cobrança;
  • Planear, organizar e controlar as operações fundamentais de uma força de vendas, na elaboração de orçamentos comerciais, relatórios de atividades comerciais e de planos de negócio;
  • Implementar os processos na área da gestão comercial e de vendas;
  • Executar o controlo interno e externo da atividade comercial, das operações de vendas e de gestão comercial;
  • Dominar e gerir o processo negocial, o fecho da venda e o pós-venda;
  • Gerir clientes e potenciais clientes, identificando as suas necessidades de forma a propor soluções adequadas;
  • Avaliar os produtos e serviços da empresa, segmentar os clientes e definir o posicionamento correto, recolhendo a informação sobre a concorrência e o mercado, sugerindo melhoria continua na oferta de forma a conquistar, satisfazer e fidelizar os clientes;
  • Gerir a receção e o tratamento de reclamações considerando a importância estratégica do serviço pós-venda;
PROGRAMA DO CURSO

O programa do Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Comercial e Vendas oferecido pela UGS, possui uma carga horária total de 880 horas lectivas, das quais 360 horas lectivas são destinadas à formação teórica e 520 horas lectivas são destinadas à formação teórico-prática.

ADMISSÃO

Poderão inscrever-se no Curso Técnico Pré Universitário em Gestão Comercial e Vendas, os candidatos que tenham concluído o ensino secundário.

Contabilidade e finanças
gestão comercial e vendas
gestão aplicada de recursos humanos
administração de redes de computadores
logística e gestão de plataformas logísticas