CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO COMERCIAL E VENDAS
A Universidade Gregório Semedo tem vindo a oferecer desde 2005, uma Licenciatura em Gestão Comercial e Marketing com assinalável sucesso, tendo sido a primeira Universidade a licenciar em Angola os primeiros quadros superiores na área do Marketing.
OBJECTIVOS GERAIS DO CURSO
A Universidade Gregório Semedo oferece o presente Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Comercial e Vendas, com o objectivo de formar quadros técnicos que pretendam desenvolver uma actividade profissional diferenciada nas áreas da gestão comercial e das vendas.
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
O Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Comercial e Vendas permite obter competências para:
- Gestão e promoção do uso de sistemas de informação de suporte à atividade comercial (CRM)
- Prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação
- Organização dos espaços de enquadramento comercial, potenciando a orientação e exposição adequada aos clientes
- Alinhar e desenvolver pipeline comercial de acordo com objetivos e estratégicas comerciais definidas
- Gerir os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e/ou serviços e promoções
- Garantir o enquadramento legal com a sua atividade comercial
- Gerir atividades de relação comercial com o cliente através da identificação de necessidades e de portfólio de produtos e serviços da empresa
- Gerir e acompanhar o desenvolvimento adequado de processos de pós-venda dos seus clientes
- Realizar análises de adequação dos produtos e serviços a clientes existentes e potenciais
- Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e dimensão da força de vendas
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Comercial e Vendas transmitirá competências que permitirão exercer, entre outras, as seguintes funções profissionais:
- Gestão de lojas e secções especializadas em supermercados e centros comerciais, nas diversos ramos de actividade.
- Desenvolvimento e implementação da política comercial de uma empresa;
- Planeamento e operacionalização do processo de recolha de informação necessária à prospeção e ao planeamento das atividades comerciais, de venda, entrega, pós-venda e cobrança;
- Planear, organizar e controlar as operações fundamentais de uma força de vendas, na elaboração de orçamentos comerciais, relatórios de atividades comerciais e de planos de negócio;
- Implementar os processos na área da gestão comercial e de vendas;
- Executar o controlo interno e externo da atividade comercial, das operações de vendas e de gestão comercial;
- Dominar e gerir o processo negocial, o fecho da venda e o pós-venda;
- Gerir clientes e potenciais clientes, identificando as suas necessidades de forma a propor soluções adequadas;
- Avaliar os produtos e serviços da empresa, segmentar os clientes e definir o posicionamento correto, recolhendo a informação sobre a concorrência e o mercado, sugerindo melhoria continua na oferta de forma a conquistar, satisfazer e fidelizar os clientes;
- Gerir a receção e o tratamento de reclamações considerando a importância estratégica do serviço pós-venda;
O programa do Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Comercial e Vendas oferecido pela UGS, possui uma carga horária total de 880 horas lectivas, das quais 360 horas lectivas são destinadas à formação teórica e 520 horas lectivas são destinadas à formação teórico-prática.
Poderão inscrever-se no Curso Técnico Pré Universitário em Gestão Comercial e Vendas, os candidatos que tenham concluído o ensino secundário.